Título Original: Surplus – Terrorized into Being Consumers
Gênero:
Documentário
Tempo estimado:
50 min
Ano de Lançamento:
2005
Qualidade:
DVDRip
Formato:
AVI
Áudio:
Italiano e Inglês
(partes em Inglês)
Tamanho: 688MB 
Legenda:Baixe Aqui
 
 
DOWNLOAD



————-
Para agilizar seus Downloads, use o  “FreeRapid Downloader“ , que também esta disponível aqui no Blog !
————-

Surplus – Terrorized into Being Consumers

O filme denuncia que todos na sociedade moderna somos aterrorizados para nos tornarmos consumistas. O título é um trocadilho inteligente: “surplus” pode ser traduzido tanto como “superávit” como “excesso”, delineando a relação promíscua entre os dois significados. 


O documentário sueco “Surplus” de 2003 do italiano Erik Gandini traz reflexões a uma série de questionamentos que circundam o atual período da existência humana. Prioritariamente dinâmico, o vídeo apresenta episódios que vão desde manifestações públicas contra a reunião dos 20 países mais desenvolvidos do mundo, G-20, aos discursos de líderes mundiais de diferentes sistemas político-econômicos, passando por depoimentos de pessoas comuns, expondo suas experiências e angústias. O que mais chama a atenção no trabalho desenvolvido por Gandini é que este não tem a pretensão de apresentar soluções fáceis e imediatas para os problemas contemporâneos. Mais do que isso, mostra através de exemplos práticos as estruturas de dois sistemas falidos: o capitalismo e o socialismo. E que a saída para esse impasse recai sobre cada pessoa envolvida nesse processo. 
 
Através de imagens e declarações, o diretor argumenta que as ideologias e aspectos particulares dessas duas organizações governamentais antagônicas pertencem aos mesmos princípios: a manutenção da ordem vigente. Tanto a postura de George W. Bush quanto de Fidel Castro Ruz deixam explícito que não traduzem a ideia de fomentar uma gestão democrática, mas de um governo que padronize o comportamento coletivo, obediente a determinados ditames, sejam estes provenientes de um regime alimentado pelas grandes corporações multinacionais que têm como emblema o consumo desenfreado, sejam estes provenientes de um regime caracterizado por regras que impedem a livre escolha do indivíduo acerca do que virá consumir. Com recursos de edição, Gandini brinca com as falas dos grandes líderes, misturando suas palavras e demonstrando, assim, que tanto o discurso capitalista quanto o discurso socialista apresentam semelhanças estruturais.
Ao dar voz a diferentes cidadãos e através da exposição de experiências particulares, o diretor aponta para a existência das angústias e dos anseios que envolvem o homem. Viver uma vida padronizada independe de essa ser abarcada pelos princípios do consumo ou da distribuição regrada. O homem, em seu desejo incessante de experimentações e desenvolvimentos, se vê atado por sistemas de controle, por formas de dominação que o atrela a uma ordem estabelecida. Mesmo com a idéia de retomar um estilo de vida primitivo, a busca humana pela satisfação de suas necessidades se torna predominante, impossibilitando uma vivência simples e equilibrada. A ironia do diretor ao final do vídeo explicita sua visão pouco esperançosa sobre resoluções viáveis às problemáticas que afligem a humanidade.


VEJA ONLINE: 









--

Documentário sueco, exibido pela GNT, que fala sobre os excessos no consumismo
mundial….

Iniciando com violentas cenas dos protestos do 27º encontro do G8 em Gênova, o documentário sueco de 2003, dirigido pelo italiano Erik Gandini, escancara sem piedade as mazelas da globalização e da sociedade de consumo. Filmado na China, EUA, Cuba, Itália, Hungria, Índia, Canada e Suécia, e editado pelo compositor Johan Söderberg, esta odisseia visual sobre a natureza destrutiva da cultura de consumo ganhou um dos mais prestigiosos prêmios da categoria: o Lobo de Prata do Festival Internacional de Documentários de 2003 (IDFA), em Amsterdã, além do prêmio Cora Coralina de melhor obra no FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, no Brasil.