Onivorismo.

Definindo:

O onivorismo nada mais é que o se alimentar tanto do reino vegetal quanto do reino animal. Os blogs vegetarianos e veganos tendem a publicar que o onivorismo é se alimentar de tudo, inclusive o que não é alimento. No entanto esta afirmação se baseia apenas em preconceito e algo que tem sido chamado de Veganazismo – intolerância com o não vegano mais especificamente – afinal de contas tanto vegetarianos quanto onívoros estão sujeitos a ingerir substancias que não são alimento, como cloro, agrotóxicos, resíduos plásticos, etc.


Outra grande desculpa usada por vegetarianos e veganos para defender a anti-naturalidade do onivorismo é que os demais símios são herbívoros. Esta afirmação é errônea e infundada. Sabe-se que os chimpanzés, gorilas, orangotangos e gibões são onívoros, se alimentando, portanto de flores, frutos, folhas, raízes, insetos, pequenos roedores, pequenos pássaros e ovos. Abre-se, porem, um parênteses de que os gorilas são basicamente herbívoros, os insetos compõem apenas 2% de sua alimentação. Os chimpanzés, por sua vez, possuem uma alimentação bem variada, sendo as frutas o principal alimento de sua dieta, mas também consomem muitas folhas, flores, sementes e, ainda, pequenos animais, como alguns pássaros, formigas, cupins, vespas e algumas larvas, vale frisar que estudos apontam que os chimpanzés são parentes próximos dos seres humanos na evolução; eles se separaram do tronco do nosso ancestral comum por volta de 4 a 7 milhões de anos atrás, e compartilhamos 98-99,4% de nosso DNA com eles.

Em um artigo do Dr. Stephen Byrnes, naturopata, desmonta diversos mitos a respeito da dieta vegetariana e onívora. É longo e em inglês, mas vale a pena ler. No fim dessa postagem vocês encontrarão um link para o artigo.

http://www.canibaisereis.com/download/the-myths-of-vegetarianism.pdf


Dannan-Lovy 21 de Fevereiro de 2010