Após ser baleado, blogueiro está em estado grave
Segundo a Polícia Militar, Gama levou dois tiros no rosto e um no tórax, disparados por um homem que o abordou em um carro prata.
Além de críticas aos governantes do Estado e da cidade do Rio, Gama também escreve, em seu blog, contra supostas irregularidades da própria polícia, não só no Rio de Janeiro, como em outros Estados.
Gama conseguiu repercussão para o seu blog no ano passado, quando divulgou o vídeo em que um jovem era chamado de 'otário' por Cabral durante a inauguração de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
O advogado Ricardo Gama, mesmo ferido, ainda conseguiu se comunicar. Segundo uma testemunha, ele gritou duas vezes "queima de arquivo" enquanto era socorrido.
A frase seria referência às críticas pesadas a autoridades estaduais e municipais, policiais e milicianos que a vítima faz em seu blog. Antes de atirar, o criminoso chamou Ricardo pelo nome. De costas para o bandido, ele foi atingido por quatro tiros ao se virar para atender ao chamado. A Polícia Civil não falou sobre o caso e proibiu os policiais de passarem informações. A assessoria de imprensa da instituição se limitou a dizer que as investigações continuam. A família de Ricardo preferiu não comentar o caso.
O crime aconteceu na Travessa Moacyr Deriquem, que liga as ruas Santa Clara e Maestro Francisco Braga, no Bairro do Peixoto, onde o Ford Ka prata usado pelo criminoso ficou parado. Policiais da 12ª DP (Copacabana) foram ao local em busca de câmeras de segurança dos prédios que possam ajudá-los a identificar o criminoso.
Haverá manifestação no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, promovida pelo ex-corregedor da PM, coronel Paulo Ricardo Paúl. Amigo da vítima, ele vai cobrar providências no caso. O deputado federal Garotinho (PR), partido pelo qual Ricardo foi candidato à Alerj, pediu à Câmara a criação de comissão para acompanhar o inquérito. Amigo do blogueiro e ex-candidato ao governo estadual, Fernando Peregrino encaminhou ofício à chefia de Polícia Civil e à Secretaria de Segurança pedindo agilidade nas investigações. A ONG internacional Repórteres Sem Fronteiras cobrou apuração urgente do ataque.
Ricardo recupera-se de duas cirurgias na UTI do Hospital Copa D’Or, em Copacabana. Seu estado é grave.
Blog de Ricardo Gama: http://ricardo-gama.blogspot.com
Fontes: